Guilherme Braz - Entrevista (3ªEdição)

Olá Gui, então como conheceste o fingerboard?
Bem, "tech deck" foi moda julgo que pelo país todo há cerca de 5 ou 6 anos e foi assim que entrei em contacto pela primeira vez com skates em miniatura.
Andei viciado nos mesmo durante meses e eventualmente encontrei um blog português, "fingerboard Portugal" julgo, feito pelo Kaybass, dos primeiros na cena.
a última "fase" na iniciação foi mesmo entrar no fórum FingerboardPT. A partir daí tenho sido activo na cena




O que sentiste quando viste os elogios do Gil na entrevista anterior?
(risos) um enorme sorriso na cara, obviamente. O Gil é um gajo 5 estrelas e
exagera bué! Ahah mas sim, sabe sempre bem ouvir um elogio daqueles, ainda por cima vindo de quem veio.

Como foi entrar na team da lowpro?
Entrar na Lowpro foi um momento mesmo incrível, acho que é óbvio porquê. Desde o início que admiro a Lowpro pelo que defende e todo o seu conceito low profile, quando era novo sempre tive esse sonho de entrar na marca. Entrar foi perfeito mesmo, ao mesmo tempo tinha iniciado as férias de verão e foi um culminar de bons acontecimentos (risos).


O que achaste da ideia do gil, de cirar um evento com todas as marcas nacionais? Apoias? 
É sempre uma boa ideia, qualquer evento que una o pessoal é algo bom, mas já foi feito algo muito parecido, diria igual, que foi o Fingaspot na Figueira da Foz há uns anos (não sei quantos). Foi um evento que uniu todas as marcas, bem como pessoal de todo o país.

Foste a esse evento, ao famoso fingaspot? Como foi a experiência de estar uns dias sempre “colado” ?
Sim fui, epá foi excelente mesmo, não só por estar com o pessoal todo e por ter parks por todo o lado, mas também pelo o sítio em si que era perfeito, no meio de um monte com piscina e vista para o mar, perfeito mesmo.

Falando dos teus videos e edições.. O que te inspira para fazer um video?
Ui, não muito, diga-se. É raro ter muita vontade de filmar, e também só filmo fingerboard se tiver com grande pica. Geralmente é um ou dois cafés seguidos de vídeos que vejo na net (risos), mas pode variar.


Ahah, o que aconselhas aos mais "fraquinhos" que estão a começar fazer videos? 
Ninguém é fraquinho! É só uma questão de experiência, com o tempo vai lá, até porque na minha opinião as ideias estão lá SEMPRE, a forma de o pessoal as organizar é que nem sempre resulta, bem como skills para filmar ou editar que também precisam de consistência. Os meus primeiros videos são hilariantes em termos técnicos (risos), quem quiser que dê uma vista de olhos nos primeiros vídeos do meu canal. O que eu aconselho é que vão filmando e editando, não amuem com críticas porque sem elas não se evolui e vejam filmes de qualidade, obviamente!~


Muito bem! Agora uma pergunta esquisita (risos), estas a andar na rua e passa uma pessoa e diz que estas a brincar, o que fazes?
Como é óbvio ignoro completamente, embora para muitos isto ainda seja um problema a mim passa-me completamente ao lado, embora ligasse no início, com o tempo fui-me habituando a ideia (risos).
O que farias, para "corrigir" a mentalidade dessas pessoas?
Se fosse uma situação rápida em que simplesmente passassem por mim provavelmente não faria nada, mas caso surgisse oportunidade provavelmente mostrar-lhes-ia o que é possível fazer com um fingerboard, quem sabe até falar um pouco da cena e dos eventos, etc, se bem que duvido que ficassem com alguma noção do que isto é. Nem eu em cinco anos de fingerboard sei...


Agora falando da comunidade nacional, o que tens a dizer sobre esta?
No geral está maior, bem maior. No que toca ao tamanho, claro. Começa-se a ver muito mais gente nos eventos e mesmo na internet, ainda me lembro quando entrava alguém no fórum (e na comunidade, que são quase sinónimos) reparava-se logo, hoje em dia há pessoal novo a entrar quase todos os dias e já ninguém liga. Falando da relação entre o pessoal, sinto que ainda existem vários grupinhos, o que não é necessariamente mau e no fundo o pessoal junta-se sempre todo nos eventos, apenas online é que se nota mais. No fundo estamos no top de comunidades mais activas diria eu, junto dos Estados Unidos e Alemanha, temos cada vez mais pessoal e a andar melhor, temos marcas de imenso respeito e estamos sempre presentes nas competições mais conceituadas lá fora, muitos ou poucos, não falhamos.


Falando de rider's concretos, quem mais admiras?
Acho que vou encher uma página a falar disto... Bem começando pelo topo, MASSERRA, deste eu falo porque para além de ser o melhor, alguns têm-no como um mito (risos), mas sim este senhor existe e é dos fingerboarders mais completos a nível mundial, regular, switch, big gaps, curbs, rails, TUDO. Se algum dia tiverem oportunidade de o ver andar descontraído e com pica, aprendam. Infelizmente AINDA não há um vídeo que mostre as verdadeiras skills dele. A seguir, diria o grande Loz, deste acho que não é preciso falar muito, consistencia ridícula também e abusos de um nível enorme mesmo... Flávio: STEEZ! dos gajos com melhor flow daí, estilo incrível e tem vídeos que são orgasmos virtuais (risos)! Há tanta gente a andar bem que é difícil falar de todos, mas realço o SWITCH ANIMAL Castela, os chill masters André Miranda e Gonçalo Rodrigues que quando tão descontraídos abusam imenso, O FUCKING AFONSO LARANJEIRA que é dos melhores por aí, estilo e consistência, pena agora fazer com menos regularidade mas este menino já dava sw heel backtail e nollie inward heel backtail há coisa de 3 anos quando ninguém sabia o que eram (risos). A minha lista é enorme, há tanto pessoal bom por aí, props ao Pedro Tavares aka switch combo breaker, same thing Francisco Martins, gémeos Ilhéus, and so on!

Por fim, o que achas da revista?
Para mim é algo que se destaca dos muitos blogs que por aí há que se limitam a copiar informação do FingerboardTV. Destaca-se por ser algo mensal, o que queria hype, e principalmente por ter informação exclusiva, tipo esta entrevista ou os artigos que o pessoal escreve para cá. É algo que sempre que sai o pessoal tem vontade de ver, mesmo que não se dêem ao trabalho de ler ahah.

Texto: Nelson Sousa
Fotografia: André Raimundo
Powered by Blogger.