ENTREVISTA | Pedro Tavares (4º Edição)
Fotografia tirada por André Raimundo | Flickr
Olá Pedro! Então, como foi a tua história com o fingerboard até hoje?
Comecei mais ou menos a praticar fingerboard em 2008, por influencia do meu irmão, se bem que já havia scene em 2007. (http://www.youtube.com/watch?v=kYrMEO4fxVc aconselho a verem) usava o "normal" para aquela altura, lowpro k4 td trucks e umas winkler wheels quaisquer, sinceramente não importava o que usavas, em termos de materiais mudou bastante, como todos podem ver, algumas marcas melhoraram o que tinham a melhorar enquanto outras foram aparecendo mudando um pouco a visão do fingerboard a toda a gente. Fui crescendo, vendo o fingerboard crescer também, e acho que 2009/10 foi a melhor altura para qualquer um fingerboarder se ter juntado à scene, visto que para mim, foi o auge do fb! em 2012 posso concluir que foram bons, todos os anos que passei "agarrado" a este pedaço de madeira. Tenho o mesmo interesse no fingerboard desde o dia 1 que peguei num "tech deck".
Desde os pequenos grandes eventos da classics até ao epico pro sessions passando pelo pateo e os antigos meetings em setúbal em frente à minha casa, não me consigo decidir, se bem que o Pro Classics foi um dos melhores que já viví, visto que o pessoal TODO se juntou em setúbal, minha cidade natal, até alemães e espanhóis, foi epico!
Ainda não tive o privilégio de ir a um evento lá fora, mas espero este ano conseguir ir.
O que achas de haver um evento com todas as marcas a patrocinarem?
Presumo que estejas a falar das marcas portuguesas, é só quererem, na minha opinião até seriam uns bons dias pra conviver com toda a gente, acredito que iria aderir mais gente e tudo.
O que achas que falta na comunidade tuga , para que esta melhore?
Não nos podemos queixar, DE TODO, basta olhar para os outros países e ver o que há lá, pouca coisa (excepto Alemanha e uma parte dos USA), nós cá temos marcas boas que fazem pela cena, temos uma scene densa em lisboa e no norte, estamos a ir bem
Falando de rider's, portugueses, quem admiras mais?
Não tenho uma resposta certa, já que por cá existe muito pessoal que vive o fb como deve ser, mas posso dizer alguns que gosto particularmente, Filipe David, acho que não preciso de explicar porquê, Ricardo Gonçalves, Gui, Loz, Masserra, Rui Neves entre outros.
Falando dos teus videos, como conseguiste evoluir tanto em pouco tempo?
Obrigado já agora, comecei a fazer vídeos e continuo pelo fun. Como muitos, fiz o primeiro video quando descobri uma maquina que filmasse cá por casa, era uma sony qualquer coisa, servia na altura, usava o movie maker para editar os primeiros videos. Fui vendo vídeos de gente que sabia e sabe o que faz, e ao mesmo tempo fui sendo influenciado por os gajos que andavam 100000 e sempre quis dar aqueles combos marados com mil e oitenta flips backtails 360 flip out, é claro que estou a exagerar mas sempre me interessaram bons truques (é claro que não precisam de ser exagerados para serem bons), agora deixei-me um pouco dessa ideia mas os meus go to tricks continuam a ser nollie/sw tricks, heelflips especialmente. Em termos de evolução, basta gostares do que fazes e insistir de vez em quando que acabas por la chegar, não que me consider uma estrela.
Como foi entrar para o "lowpro talents" ? como te sentiste?
Admito que quando o coral me falou disso fiquei super contente, não é qualquer um que tem o privilégio de ter um video no canal da lowpro sem ser da team, até não acho que ficou mau o meu resultado final. Os outros talents são muito bons e esta suposta "team secundária" (que não o é) está muito boa, adorei a ideia do coral.
Em que é que te inspiras nos teus videos?
Apenas gosto de fazer vídeos quando me dá na cabeça fazer um,quando tenho uma ideia fixe, ou quando estou com pica, não me obrigo a fazê los, até porque esses saem sempre mal. Pode acontecer também quando tenho alguma coisa de novo e quero fazer um video nessa cena pra ver o que dá, por exemplo o video que fiz no cali iron.
Inspiração pode ser quando vejo videos de riders que aprecio.
Inspiração pode ser quando vejo videos de riders que aprecio.
O que aconselhas aqueles que estão a começar a fazer videos?
Não me considero um fingerboarder assim tão exemplar para responder a esta pergunta mas façam o que gostam, não façam vídeos para os outros, é muito mais fixe fazermos uma cena nossa do que tentarmos agradar os outros ou seguir "modas". Tal como já referi anteriormente eu não faço vídeos só por fazer, simplesmente não se devem sentir obrigados a fazê-lo.
Que material usas atualmente para filmagem e edição de videos?
Uso uma canon 550D com a lente 50mm 1.8 e edito no adobe premiere cs6 e after effects cs6,
Como achas que as pessoas tem olhado para o fingerboard ao longo destes anos? Achas que ainda pensem que é uma brincadeira?
O people que não está dentro da cena de fb sempre pensou e olhou para isto como uma brincadeira (nem todos) em vez de como um hobby, e os que nem sequer tentam conhecer melhor o que isto é e continuam a "gozar" nunca vão sair do estado de ignorancia em que entraram quando pela primeira vez desprezaram o fb.
Para mim, está na scene quem faz falta. Ainda no outro dia tive um amigo meu a dizer-me: então e agora não te sentes envergonhado por teres feito aquilo do tech deck?
ao qual eu respondi: fiz e faço, continua a ser um hobby super divertido.
Também não é por isto que me vou deixar de dar com ele, cada um tem a sua maneira de olhar para o fb, agora, quem nunca experimentou, não tem voto na matéria.
ao qual eu respondi: fiz e faço, continua a ser um hobby super divertido.
Também não é por isto que me vou deixar de dar com ele, cada um tem a sua maneira de olhar para o fb, agora, quem nunca experimentou, não tem voto na matéria.
O que farias (se pudesses) para mudar a mentalidade dessas pessoas ?
Tentava-lhes mostrar que isto não é um brinquedo, mostrava-lhes o que realmente é o fingerboard, um hobby fantástico se a partir daí continuassem com a mesma ideia, não faziam falta nenhuma na scene, tal como disse anteriormente, está na scene quem é para estar.
Bem, por fim, o que achas da revista? O que achas que pode melhorar?
está num bom rumo, precisas de ser menos apressado e dar tempo ao tempo.
Continua!
Continua!
Mais algo a acresentar?
Primeiro que tudo queria-te agradecer (nelson) por me convidares para esta entrevista, espero que tenha feito sentido aos leitores e que consigam tirar partido de alguma coisa que eu tenha dito, por mais pequena que seja.
p.s: Vão a eventos, não há melhor.
No comments: